revista b / destinos

Destinos

10 monumentos imperdíveis
em Portugal

Do castelo berço do reino, em Guimarães, aos majestáticos mosteiros e conventos que povoam o centro do País, passando por igrejas, santuários e paços reais, Portugal é rico em monumentos que marcaram a sua história. Siga a rota de 10 locais emblemáticos que não pode deixar de visitar para entender os nossos mais de 800 anos de vida como Nação.



#1

Mosteiro dos Jerónimos

Lisboa

Iniciado em 1501, no reinado de D. Manuel I, viria a ser concluído já no reinado de D. João III. Com a sua fachada de 300 metros, juntamente com a vizinha Torre de Belém, é um dos mais emblemáticos exemplos do chamado estilo manuelino, uma derivação do gótico em que abundam os pormenores decorativos com motivos náuticos, em celebração da epopeia dos descobrimentos. Está classificado como património mundial pela UNESCO.



#2

Torre dos Clérigos

Porto

Disputa com a ponte D. Luís o estatuto de ex-líbris do Porto. É a torre sineira da Igreja dos Clérigos e foi construída em meados do século XVII, com projeto do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, que previa inicialmente uma segunda torre gémea. Tem seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus. Na altura da sua construção, era o edifício mais alto de Portugal. Está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910.





Fotogaleria

Mosteiro dos Jerónimos Lisboa Torre dos Clérigos Porto Palácio da Pena Sintra Mosteiro de Santa Maria da Vitória Batalha Real Abadia de Santa Maria Alcobaça Santa Clara­‑a­‑Velha Coimbra Convento de Mafra Mafra Santuário do Bom Jesus Braga Castelo de Guimarães Guimarães Convento de Cristo Tomar