revista b / cultura - filmes

Cultura - Filmes

10 filmes para ver e rever

Podem contar-se pelos dedos das duas mãos as obras da Sétima Arte que merecem ser conhecidas, vistas e revistas, várias vezes ao longo da vida, porque a arte imita a realidade e dá mesmo grandes lições de vida. Confira…




#1

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Este filme de Jean-Pierre Jeunet, acompanha a trajetória de desenvolvimento interpessoal de Amélie, protagonizada por Audrey Tautou, uma jovem mulher que vai superando a pouco e pouco a dificuldade de se relacionar com os outros e de se entregar ao amor.



#2

O Clube dos Poetas Mortos

O filme de Peter Weir relata a história de um professor de literatura, Keating (Robin Williams), que apela a valores como a liberdade de pensamento e de expressão, que colidem com os que são defendidos no colégio onde dá aulas. Entusiasmados com o lema Carpe Diem (Aproveita o dia!) proclamado pelo professor, os alunos ganham coragem para ultrapassar desafios e fazer experiências que nunca antes ousariam enfrentar.



#3

O Estranho Caso de Benjamin Button

“Eu nasci sob circunstâncias pouco usuais.” É assim que começa esta obra, adaptada a partir da história de F. Scott Fitzgerald, sobre um homem que nasce com 80 anos e regride na idade, um homem incapaz de parar o tempo. Conta a história de Benjamin e da sua “viagem” fora do comum, das pessoas e dos lugares que descobre ao longo do caminho, dos seus amores, das alegrias da vida e da tristeza da morte, e daquilo que dura para além do tempo.



#4

Do Céu Caiu uma Estrela

O melodrama de Frank Capra traz uma mensagem de amor e de esperança. O filme conta o percurso de George Bailey (Stewart), um homem bondoso, altruísta e respeitado pela comunidade de Bedford Falls, que a dada altura da vida entra em falência e decide matar-se na véspera de Natal. É impedido de o fazer por Clarence (Henry Travers), o seu anjo da guarda, que lhe mostra uma outra perspetiva da sua vida.