revista b / útil

Útil

5 conselhos importantes para aumentar a segurança rodoviária

Este ano o verão não foi brilhante e tudo indica que o mau tempo possa chegar mais cedo. “O tempo já não é o que era”, dizem os mais velhos, os guardiões de uma sabedoria traduzida em adágios sem idade. “Mais vale prevenir do que remediar” é um deles e pode ser visto como um alerta para a prevenção, que em muitos casos não é feita por mero desleixo.
Por isso, reunimos cinco conselhos simples, que podem ajudar a evitar um acidente.





Limpa­‑para-brisas

O verão não foi demasiado quente mas, mesmo assim, o sol seca as borrachas do limpa­-para-brisas. Antes das primeiras chuvas, importa substituí-las, se for caso disso. Para potenciar a segurança é fundamental ter uma boa visibilidade.



Pneus

Para a maioria dos condutores, os pneus são redondos e pretos. Estavam lá quando compraram o carro e devem lá estar quando ele for vendido. Este é um erro crasso que está na origem de muitos acidentes. O desgaste dos pneus condiciona a aderência e pode dar origem a acidentes graves. A pressão é muito importante, tanto no verão como no inverno. Com o tempo quente a baixa pressão favorece o sobreaquecimento, o que pode levar ao rebentamento. No inverno, erros na pressão podem condicionar o escoamento da água, criando condições para aquaplaning.



Bateria

A bateria sempre esteve lá e ninguém se lembra que ela não é eterna. Mas, se não funcionar, é impossível pôr o carro em andamento. É importante verificar se os contactos estão oxidados, porque eles podem condicionar o carregamento e, se possível, recorrer a um especialista para avaliar o estado de funcionamento.



Climatização / Ar condicionado

Mais do que o conforto, é necessário que os sistemas funcionem para permitir desembaciar os vidros e garantir uma boa visibilidade. Por isso, é fundamental verificar se tudo está em condições e essa observação passa pelos líquidos de refrigeração e pelos gases do ar condicionado.



Faróis

Os dias começam a ficar mais curtos e os faróis são fundamentais porque, tão importante como ver, importa ser visto. Mesmo que eles funcionem, convém verificar a focagem, para melhorar a visibilidade e reduzir o encandeamento dos outros condutores.



Estes talvez sejam os cuidados mais importantes que devem ser seguidos por um condutor consciente, porque, quando se fala em segurança rodoviária, há uma regra que ninguém pode esquecer: para reduzir as consequências de um acidente, o melhor mesmo é evitar o acidente.

Vale a pena pensar nisto!...





A sua opinião é muito importante para melhorarmos!

Procuramos melhorar cada edição que fazemos. Contamos com a sua ajuda para avaliar este artigo e a revista b. Basta apenas 1 minuto.

Quero dar a minha Opinião