revista b / gourmet

Gourmet

As conservas estão na moda!

Durante anos consideradas como um alimento de pobres e de tropas, as conservas de peixe conquistaram um estatuto gourmet, com direito a presença constante nas revistas de lifestyle, em espaços próprios e menus de degustação nos restaurantes da moda.



Associadas à dieta mediterrânica e sendo fonte de ómega 3, as conservas foram regeneradas como um alimento saudável, cavalgando a tendência da dieta mediterrânica, e relançadas graças a uma série de inovações e a novas variedades de sabores.

A Monocle, a revista de Tyler Brûlé que define as tendências mundiais no turismo, no design e na gastronomia, considerou a quase centenária Conserveira de Lisboa, na Baixa da capital, um dos templos gourmet da atualidade, destacando a excelência das conservas portuguesas. Também Anthony Bourdain, que veio a Lisboa em dezembro de 2011 para gravar mais um episódio da célebre série No Reservations (transmitida pela SIC Radical), se tinha rendido aos requintes dos conserveiros, que colocou a par do marisco, das bifanas e das criações de alguns chefs portugueses. E até a muito institucional e britânica BBC se rendeu ao charme das conservas, numa emissão que dedicou aos produtos vintage de Portugal.

No Terreiro do Paço, o chef grego Akis Konstantinidis serve todos os dias as suas criações com conservas, no restaurante Can The Can. No Sol e Pesca, que reúne loja, petisqueira e bar, uma carta de conservas permite ao cliente divagar por vários paladares e sabores.

Se prefere consumir em casa, a quase centenária Conserveira de Lisboa, que ainda hoje mantém a sua traça original, vende uma grande sortido de conservas, incluindo as três marcas registadas da casa – Tricana, Minor e Prata do Mar – em embalagens fantásticas que primam pelo look retro. A moda trouxe entretanto novos lugares onde reinam as latas de sardinha, cavala ou atum, este último sobretudo nas suas novas variantes gourmet barriga e ventresca, como a Loja das Conservas, da Associação Nacional da Indústria de Conservas de Peixe, que reúne marcas de 17 conserveiras nacionais, num total de mais de 300 referências, algumas das quais não estavam disponíveis por serem produtos exclusivos de exportação.







Na rota das conservas

8 sugestões para encontrar as melhores conservas


A sua opinião é muito importante para melhorarmos!

Procuramos melhorar cada edição que fazemos. Contamos com a sua ajuda para avaliar este artigo e a revista b. Basta apenas 1 minuto.

Quero dar a minha Opinião