revista b / destino de sonho

Destino de Sonho

Bogotá, o hip dos Andes

A capital colombiana é o novo destino trendy. História, diversão, gastronomia, cultura e muito mais é o que se pode encontrar em Bogotá. Viaje aqui e agora connosco e encontre motivos para seguir viagem para este destino que está a fazer furor!



Em Bogotá a cor de tijolo dos edifícios, as altas e modernas torres do centro internacional de negócios, as construções coloridas do passado colonial, as ruas de pedra e o verde da Cordilheira dos Andes, nas montanhas que se elevam a leste, convivem num contraste vibrante nesta cidade. Fundada em 6 de agosto de 1538 por Gonzalo Jiménez de Quesada, a capital colombiana conta com aproximadamente 7 milhões de habitantes e 40 mil hectares. É enorme, chega até a ser imponente sem ser prepotente porque é simples na sua diversidade. Quem visita Bogotá tem muito com que se entreter: desde umas largas dezenas de museus, a variados polos culturais e históricos, passando pela oferta da vida noturna e pela degustação de iguarias e cocktails do famoso rum, ou até pelas compras exóticas e requintadas, esta que é a maior cidade colombiana é uma autêntica caixinha de surpresas que convida à descoberta!



E viva a Macarena!

É imperdível a visita ao bairro montanhoso da Macarena povoado por casas azul-turquesa, rosa e laranja. Segundo o jornal New York Times, num artigo sobre Bogotá, é este o lugar que os trendsetters frequentam, sobretudo uma galeria de arte contemporânea, a Valenzuela Klenner Galería. Ali bem próximo está uma loja de artigos artesanais de couro, a Giraldo Taller Manual del Cuero, e também a famosa livraria Valeria. E quando o passeio no bairro abrir o apetite, vale a pena experimentar os deliciosos petiscos no elegante restaurante de tapas chamado Donostia.



Aqui, o que luz é ouro!

No bairro de Candelária encontram-se três dos must-see culturais de Bogotá. Um deles é o Museu do Ouro, tesouro que guarda uma grandiosa coleção de 34 mil peças de metais preciosos e 20 mil objetos de pedra e cerâmica, entre outros materiais, de diversas culturas pré-hispânicas. E aqui o que luz é mesmo ouro, até porque quem visita o museu entra num quarto escuro que de repente se ilumina e deixa a descoberto centenas de adornos de ouro.

Ainda neste bairro, está o Museu Botero, com a coleção do artista colombiano Fernando Botero, que inclui obras de Renoir, Monet e Picasso, além das obras do próprio Botero. Do outro lado da rua com toques marcadamente coloniais, a Biblioteca Luis Ángel Arango, a mais importante da Colômbia com cerca de 5 mil visitantes por dia. Inaugurada no dia 20 de fevereiro de 1958, como homenagem ao seu promotor, Luis Ángel Arango, gerente do Banco da República entre 1947 e 1957, esta biblioteca inclui, entre várias coleções, uma de instrumentos musicais da região.



Diretório

  • Arte e Cultura

    Valenzuela Klenner Galería

    Galeria de Arte

    Carrera 5 n.º 26-28; Tel: +57 1 243 7752; vkgaleria.com

    Valeria

    Livraria

    Carrera 5 n.º 26A-06; Tel: +57 1 284 4157

    Museu do Ouro

    Museu Nacional

    Calle 16, n.º 5-41; Tel: +57 1 343 2222; banrepcultural.org

    Museu Botero

    Museu de Arte

    Calle 11 n.º 4-21; Tel: +57 1 343 1212 banrepcultural.org

    Luis Ángel Arango

    Biblioteca Nacional

    Calle 11 n.º 4-14; +57 1 343 1202; banrepcultural.org

  • Passeios e Tours

    Bogotá Bike Tours

    Passeios de bicicleta

    Carrera 3 n.º 12-72; +57 312 502 0554; bogotabiketours.com

    José Celestino Mutis

    Jardim botânico

    Calle 63 n.º 68-95; +57 1 437 7060; www.jbb.gov.co

    Monserrate

    Mirador

    Carrera 2 este n.º 21-48; +57 1 284 5700; cerromonserrate.com

    Design e Moda

    Giraldo

    Artigos de couro

    Carrera 5 n.º 26A-18; Tel: +57 1 342 8964; tallermanualdelcuero.blogspot.com

    Amelia Toro

    Atelier de moda

    Calle 82 n.º 12-10; Tel: +57 1 610 9296; ameliatoro.com

  • Alimentação

    Donostia

    Restaurante de tapas

    Calle 29 n.º 5-84; Tel: +57 1 287 3943

    Xocó

    Chocolateiro

    Calle 82 n.º 11-78; Tel: +57 1 622 0443

    Andres Carne de Res

    Churrasqueira

    Calle 82 n.º 12-21; +57 1 863 7880; andrescarnederes.com

    BarDeLeo

    Bar

    Calle 27b n.º 6-73; +57 1 286 0539;

    La Bagatelle

    Restaurante

    Calle 94 n.º 11A-12, +57 1 256 1619; bagatelle.com.co



Comprar e desfrutar

Bogotá está a renascer com várias boutiques, e as melhores estão na Zona Rosa e Zona T. Muito em voga, a moda da designer Amelia Toro. E porque não adoçar as compras no Xocó, um inovador chocolateiro que produz as suas trufas e bombons com sabor a laranja, cereja, anis e gengibre.

Quando o dia já vai longo e a noite vai chamando, pois que é tempo de descobrir a vibração da música, da dança e dos cocktails. Merece a visita ao Andres Carne de Res, no centro da cidade, um lugar que combina churrasqueira com festas de dança pela noite dentro, e claro, rum a gosto.

A vida noturna de Bogotá está a mexer e uma das novidades é o BarDeLeo, com música ao vivo e onde se pode beber o famoso carambolo, bebida colombiana, uma espécie de aguardente de martini.

Passeios tranquilos

O cicloturismo anda sobre rodas em Bogotá, com os passeios de bicicleta Bogotá Bike Tours. Aos domingos entre as 7h e as 14h, as ruas no centro da cidade estão abertas apenas a bicicletas (e a peões claro!), como parte do programa de ciclovia, e oferecem diversas atividades como aeróbica, rumba, e tendinhas de venda de snacks e sumos frescos.

Mas antes do passeio convém abastecer, e que tal experimentar um pequeno-almoço tradicional de Bogotá que inclui tamales de galinha, sopa de ovo com especiarias e chocolate quente? Há vários locais na cidade que servem brunches, como o elegante La Bagatelle, no Holiday Inn Express Hotel, com comida de fusão e onde o ovo frito e o chouriço são servidos numa frigideira de ferro.





Parar para respirar e contemplar

Apesar do seu frenesi até um pouco congestionado, Bogotá tem muito verde. Ou pelas várias avenidas com árvores ou pela cordilheira andina que se deixa ver da cidade. E há jardins e parques que merecem a visita, o Jardín Botánico José Celestino Mutis, um oásis com 50 hectares de palmeiras e jardins tropicais, tesouro de catos e lótus flutuantes gigantes do tamanho de mesas de jantar. É um autêntico refúgio no meio da azáfama da cidade.

E subir ao topo do Monserrate é um must mesmo! No cimo do monte, a perspetiva sobre Bogotá é tremenda e merece ser vista: de um lado as montanhas de verde praticamente virgem e do outro o latejar vibrante da cidade. E sabe bem parar para apreciar a beleza da paisagem na companhia de um bom vinho na Casa San Isidro, um restaurante de montanha com uma vasta seleção do néctar dos deuses.

Também vale um passeio no Parque Nacional Olaya Herrera, fundado em 1934, uma área onde se encontra a tranquilidade, caminhando por trilhos de jardins e árvores.



O verde também se come!

Quem visita a capital colombiana vive o contraste de cores onde o verde acaba por reinar, não só nos verdejantes parques, jardins e morros da cordilheira dos Andes, mas também na grande variedade de vegetais e fruta no mercado de Paloquemao, na zona oeste de Bogotá. Este mercado, que funciona desde 1972, está situado num antigo armazém abandonado da linha do comboio, e é muito mais do que um lugar para fazer compras. Aqui os visitantes  colombianos e estrangeiros misturam-se e podem deliciar-se com uma grande variedade de frutos e hortícolas, além de que ficam habilitados a receber amostras grátis de fruta como o famoso abacate de Mariquita (Tolima).



Fotogaleria

No bairro montanhoso La Macarena encontra os hips culturais e gastronómicos da cidade
As colinas de Monserrate e Guadalupe, com vista para o centro de Bogotá
Definida por um estilo neocolonial, a Basílica Santuario del Señor Caído de Monserrate, viu a sua construção terminar em 1925
As casas pintadas com cores aguerridas no bairro antigo de La Candelaria
Nas ruas da baixa encontra o comércio local com produtos regionais
A Plaza Bolívar é um convite ao passeio e à descoberta dos petiscos característicos da cidade
No mercado de Paloquemao encontrará fruta e vegetais frescos característicos desta região
Vista noturna de Bogotá, uma cidade de altitude, também conhecida como Atenas da América do Sul



A sua opinião é muito importante para melhorarmos!

Procuramos melhorar cada edição que fazemos. Contamos com a sua ajuda para avaliar este artigo e a revista b. Basta apenas 1 minuto.

Quero dar a minha Opinião