revista b / gente barclaycard

Rita Sambado, entre o marketing e a homeopatia

A autora do livro Cozinhar com o Coração tem conjugado duas paixões distintas: homeopatia e marketing.





Cozinha desde que se conhece. E nos últimos anos, fruto da prática do ioga e da homeopatia, começou a perceber o impacto que a alimentação passou a ter na sua vida. Acredita que mais do que uma forma de prevenção, a alimentação pode jogar a nosso favor no aumento diário da nossa energia. Foi esta a parte que achou muito interessante explorar, decorrente de uma necessidade e experiência pessoal. Tornou-se vegetariana. Primeiro nasceu a paixão pela cozinha. Não gosta muito de colocar etiquetas e, neste momento, faz uma alimentação maioritariamente vegetariana porque se sente realmente bem com isso. Mas é muito apologista de que as pessoas se sintam a si próprias e encontrem o seu caminho, seja na alimentação, seja em qualquer outro tema da sua vida.

Em 2008, começou a estudar homeopatia. Além dos estudos na School of Homeopathy, em Inglaterra, tem uma pós-graduação em Advanced Clinical Training, completada em The Other Song Academy of Homeopathy, em Bombaim.

Conjugando marketing e homeopatia diariamente, faz homeopatia ainda num horário mais reduzido, o que lhe permite conciliar as duas situações.

Mantendo assim um estilo de vida mais “espiritual”, Rita Sambado continua ligada ao marketing. A forma como exerce marketing não é diferente da forma como exerce tudo na vida. Ou seja, tenta sempre ir ao fundo das questões e encontrar um significado, um propósito forte para tudo, seja para as marcas, seja para as pessoas.

Licenciada em Gestão, pela Universidade Católica Portuguesa, Rita Sambado, 44 anos, começou a sua carreira, em 1994, na consultora Arthur Andersen, onde teve oportunidade de evoluir bastante. Seguiu-se a consultoria interna numa conhecida companhia de seguros, a Mundial Confiança, e uma experiência de online no grupo editorial Cofina. Passado um ano, a marketeer voltou ao mundo dos seguros, desta vez como responsável de uma área comercial e, mais tarde, na liderança do marketing de outra companhia de seguros, a Fidelidade Mundial, onde está há cerca de sete anos.

Em maio de 2015, esta mãe de quatro filhos lança o seu primeiro livro de cozinha energética. O intuito deste livro é demonstrar que é possível uma alimentação mais saudável e energética, estimulando, simultaneamente, o prazer que se retira da comida. Segundo a sinopse “é como se fosse uma viagem, uma aventura que cada alimento quer contar sob o formato de história”.

Leonor, a sua filha mais velha, foi a grande impulsionadora deste projeto e responsável por todas as fotografias do livro. Acredita que, “pela experiência da alimentação que tem em casa, mas também por talento próprio para a matéria, a Leonor tem uma elevada consciência alimentar, coisa não muito comum na idade dela”. E isso fez espoletar dentro da sua filha a necessidade de partilhar formas alternativas de alimentação. A fotografia nasce dum enorme gosto que a jovem, de 17 anos, “tem na matéria e que tem também vindo a desenvolver”.

Sobre a “sua agenda”, Dream Planner, foi um projeto que iniciou no ano passado. É um “personal coacher” em forma de notebook “que ajuda a entrar um pouco mais dentro de nós e a concretizar os nossos sonhos. Através da sua experiência pessoal aprendeu que a única forma de os sonhos acontecerem é através da atenção e da disciplina aos mesmos. Ou seja, temos de os concretizar em intenções e colocá-los na agenda “para depois poderem acontecer”.

Daqui a 10 anos, a autora não sabe onde se imagina, mas, sem dúvida, acredita que “vai estar a ajudar as pessoas a encontrarem o seu propósito e a serem com isto mais felizes na vida”.

O intuito deste livro é demonstrar que é possível uma alimentação mais saudável e energética, estimulando, simultaneamente, o prazer que se retira da comida.



A vida de Rita Sambado

Nove factos da carreira de Rita Sambado

1 1994 – Licencia-se em Gestão, pela Universidade Católica Portuguesa

2 1994 – Inicia carreira de consultoria na (ex-) Arthur Andersen

3 1998 – Consultoria interna na Mundial Confiança

4 2000 – Grupo Cofina

5 2001 – Fidelidade Mundial como diretora comercial

6 2008 – Fidelidade Mundial como diretora de marketing, tendo em 2013 feito o rebranding da marca Fidelidade

7 2008 – Começou a estudar homeopatia. Além dos estudos na School of Homeopathy, em Inglaterra, tem uma pós-graduação em Advanced Clinical Training, completada em The Other Song Academy of Homeopathy, em Bombaim

8 2014 – Inicia o projeto Dream Planner

9 2015 – Lança o seu primeiro livro de cozinha energética