revista b / gente barclaycard

José Neves: empresário é rosto da única startup unicórnio

José Neves, o português apaixonado por moda, criou a Farfetch, a Amazon dos produtos de luxo.





Outubro de 2007. O empresário portuense teve uma ideia: colocar lojas com peças de luxo numa plataforma virtual, para dar ao consumidor o lado emocional de viajar no mundo da moda, criando uma ponte entre uma audiência global e 300 lojas multimarcas, espalhadas por 27 países. Por exemplo, um cliente em Lisboa pode comprar com facilidade uma peça numa loja em Hong Kong, ou em Los Angeles, e receber a encomenda em sua casa. A Farfetch trata de tudo.

Assim, em 2008 nascia a Farfetch, lançada com tecnologia desenvolvida em Leça do Balio. Com sede em Londres, o site de comércio online que vende bens de luxo oriundos, como já foi referido, de mais de 300 lojas multimarca, desenhadas por ícones da moda como Alexander McQueen, Chloé, Dolce & Gabbana ou Marc by Marc Jacobs, foi agora avaliado em 894 milhões de euros.

Aos 41 anos, o empresário é o rosto da única empresa unicórnio de capitais luso-britânicos que chega a 180 países e que na quinta ronda de investimento conseguiu um financiamento de 76 milhões de euros, liderado pela empresa de capital de risco DST Global. Além desta, investiram na Farfetch o grupo de comunicação social Condé Nast International e a empresa de investimento Vitruvian Partners.

A Farfetch foi criada ao mesmo tempo em Portugal e em Londres. Quase metade (275) dos 600 funcionários da empresa trabalha em Portugal. É num edifício em Leça do Balio, Matosinhos, que está a equipa de desenvolvimento da plataforma, serviços financeiros e gestores de contas das lojas associadas, bem como uma parte do serviço ao cliente. Todas as peças que estão no site são fotografadas e catalogadas noutro edifício da empresa, nas Caldas das Taipas, em Guimarães.

Desde o lançamento, a Farfetch tem crescido quase 100% a cada ano. Em 2014, faturou quase 300 milhões de euros. Este ano, prevê chegar aos 450 milhões. E em 2016 quer ultrapassar o Net-a-Porter, líder online no comércio de roupa de designers.

Os valores que a Farfetch tem vindo a registar ao longo dos últimos anos refletem o crescimento exponencial da empresa



Farfetch em números

Seis factos sobre a plataforma virtual

1 Avaliada em 894 milhões de euros

2 Presente em 180 países

3 600 funcionários

4 Bens de luxo provenientes de mais de 300 lojas multimarca

5 2014 faturou quase 300 milhões de euros

6 2015 previsão de 450 milhões de euros