revista b / mundo barclaycard

Mundo Barclaycard

Simplifique a compra com a tecnologia Contactless

A tecnologia Contactless está incorporada em grande parte dos cartões de débito e de crédito disponíveis no mercado português. Nos últimos meses grandes superfícies comerciais e grandes cadeias de restauração têm aderido a esta nova forma de pagamento. Saiba porque esta tecnologia está a mudar a forma como pagamos diariamente.



Todos os cartões de pagamento com a tecnologia de leitura por aproximação possuem o símbolo indicando que esse cartão possui a funcionalidade de pagamento Contactless.

Esta nova modalidade foi introduzida para facilitar a vida do consumidor, aumentando a rapidez e a simplificação das compras no dia a dia, com a vantagem de não ter de entregar o seu cartão ao comerciante.

O que difere a utilização deste sistema de pagamento do processo tradicional? Com a tecnologia Contactless , tal como o nome indica (sem contacto, em inglês), o lojista introduz o valor da compra e o cliente apenas tem de aproximar o seu cartão do terminal de pagamento para realizar a transação. Para compras iguais ou inferiores a 20 euros, o pagamento é efetuado sem necessidade de inserir o código de utilizador (PIN). Essa opção só é obrigatória para compras superiores a 20 euros.

Quando acumula 60 euros em transações sem a introdução de código, o cartão vai exigir que a próxima compra seja efetuada com chip&pin. Por uma questão de segurança, o cartão volta a pedir a introdução do PIN, seja num terminal de pagamento ou nos Caixas Automáticos.


Uma realidade que já faz parte do quotidiano

De acordo com dados apresentados no passado mês de setembro pela MasterCard, o valor médio das transações com cartões Contactless em Portugal é de 11,29 euros. Segundo um estudo efetuado pela Mastercard em setembro de 2015, entre abril e junho de 2015, verificou-se um crescimento de 277% na utilização deste sistema de pagamento quando comparado com o segundo trimestre de 2014.

Apesar do aumento registado, uma das barreiras que ainda existem a uma maior massificação deste sistema de pagamento é a fraca adesão que os comerciantes estão a ter à incorporação de terminais de pagamento com esta modalidade. Uma tendência que está a mudar com a aposta de grandes superfícies comerciais e grandes cadeias de restauração na tecnologia Contactless. Uma situação que indica um ponto de viragem na massificação deste sistema de pagamento em Portugal.

Entre abril e junho de 2015, verificou-se um crescimento de 277% na utilização deste sistema de pagamento quando comparado com o segundo trimestre de 2014.

Fonte: Estudo efetuado pela Mastercard em setembro de 2015



Barclaycard é Contactless

Os cartões Barclaycard são Contactless. Foram disponibilizados a pensar na comodidade, na simplicidade, na rapidez e na segurança do utilizador. Não se esqueça de usufruir desta funcionalidade sempre que encontre o símbolo Contactless num qualquer terminal de pagamento, em Portugal ou no estrangeiro. Mais informações sobre como utilizar o seu cartão Contactless disponíveis em www.barclaycard.pt/Contactless/.



A sua opinião é muito importante para melhorarmos!

Procuramos melhorar cada edição que fazemos. Contamos com a sua ajuda para avaliar este artigo e a revista b. Basta apenas 1 minuto.

Quero dar a minha Opinião