5
Febre da pasta (ou massa) italiana Febre da pasta (ou massa) italiana

Lifestyle

Febre da pasta (ou massa) italiana

A simplicidade e a versatilidade da gastronomia italiana agradam a todos, desde os mais novos até aos mais velhos. Felizmente não precisa viajar até Itália para comer boa comida italiana. Pode fazê-lo em Portugal em muitos dos bons restaurantes que temos no país.

Os restaurantes especializados em pasta respondem à procura e aos critérios de qualidade exigidos pelos clientes. Sejamos sinceros, a comida italiana é muito mais do que macarrão e lasanha. Encontra de tudo, inclusive inúmeros pratos para vegetarianos.

Aqui fica uma lista de alguns dos melhores restaurantes de pasta em Lisboa e no Porto. Buon appetito.

 

Lisboa


La Pasta Fresca

Aqui quem manda são as massas e quem as faz é o proprietário, o napolitano Giuseppe, na cozinha do restaurante. Se preferir também as pode levar para casa, depois de escolher.

Todos os dias, pela manhã, Giuseppe coloca na montra vários quilos de massa fresca. Giuseppe é casado com Stefania, que também faz parte da equipa. O casal italiano largou tudo para servir a autêntica cozinha italiana aos portugueses.

  Avenida 5 de Outubro, 186, Lisboa
  217 960 997


Osteria

Atravessando as ruelas do Bairro Alto para as da Madragoa destaque para esta casa que de pequena e castiça mercearia de bairro se transformou num dos melhores restaurantes italianos da cidade. O mérito é da sociedade Tânia e Chiara, cozinheira italiana que aproveitou algumas das receitas da sua família.

  Rua das Madres 52-54, 1200 Lisboa
  213 960 584


Come Prima

Propriedade de Tanka Sapkota, cozinheiro nepalês que fez grande parte da sua formação em Itália, na época da trufa branca, a partir de novembro, este é um dos restaurantes de Lisboa onde há sempre um menu dedicado. Casa de dois andares, oferece um ambiente romântico e intimista devido a diversos pormenores decorativos.

  Rua do Olival, 258, 1200-744 Lisboa
  213 902 457


La Campania

Com mais de 20 anos de existência, é uma referência sólida e antiga no que toca a restaurantes italianos na capital.

Oferece uma ementa vasta e além das pastas, também há ossobuco, tripas à florentina ou lombo à chefe. Aos fins de semana, a reserva de mesa é aconselhável.

  Rua Artilharia 1, 30, 1250-040 Lisboa
  213 850 345



 

 

 

 

Porto


Pulcini

Leça da Palmeira

Aqui a lasanha é afamada, mas não é o único trunfo da casa. Também é possível encontrar receitas típicas menos comuns, como a polenta alla romana e massas variadas. Os adeptos da clássica carbonara devem reter esta sugestão: no Pulcini ela é feita sem natas nem outras invenções.

  Avenida Antunes Guimarães, 335, 4450-650 Leça da Palmeira
  224030 316


Casa D’Oro

Matosinhos

A casa foi aberta em 2005 pela italiana Maria Paola Porru, proprietária de Casanostra, Casanova e Pizza a Pezzi, em Lisboa. Num edifício todo envidraçado que se encontra literalmente sobre o Douro e quase por baixo da Ponte da Arrábida, estão inseridos um elegante restaurante italiano no primeiro piso, e uma descontraída pizzaria, no segundo.

  R. Brito e Cunha 354, 4450 Matosinhos
  229 351 005


La Ricotta

Porto

Abriu em 2011 num edifício restaurado, decorado com bom gosto, e ainda hoje se mantém como um espaço muito glamoroso. Localizado bem no centro da cidade, está situado num edifício dos anos 30 do século passado. A cozinha apresenta uma grande diversidade de pratos tipicamente italianos, tal como as sobremesas, tudo confecionado com produtos exclusivamente italianos.

  Rua de Passos Manuel, n.º 18, 4000-381 Porto
  22 202 3300


A sua opinião é muito importante para melhorarmos!

Procuramos melhorar a cada edição que fazemos. Contamos com a sua ajuda para avaliar este artigo e a revista b. Basta apenas 1 minuto.

  Quero dar a Minha Opinião
×