4
Itália na sua cozinha Itália na sua cozinha

Gourmet

Itália na sua cozinha

Poucas coisas são mais saborosas do que uma refeição italiana feita em casa. Possuir os utensílios de cozinha adequados faz com que preparar este tipo de comida se torne ainda mais fácil.

 

A cultura italiana que se encontra totalmente disseminada pelo mundo não é o cinema, a literatura ou a arquitetura italiana, mas a sua cozinha, a sua gastronomia.

Quem gosta da cultura italiana conhece os grandes realizadores do cinema italiano. Antonioni, Bertolucci, Fellini, Sergio Leone, Pasolini, são alguns dos muitos mestres que entre as décadas de 1950 e 1970 trouxeram um ar irreverente e uma lufada de ar fresco ao panorama cinematográfico. Ter a possibilidade de ver em casa as obras-primas que produziram é ter um pouco de Itália no seu lar. Sejamos sinceros, a cultura italiana que provavelmente é mais marcante e que se encontra totalmente disseminada pelo mundo não é o cinema italiano, mas a sua cozinha, a sua gastronomia. As pizzas e as massas, com todas as suas variantes como o fettuccine, fusilli, linguine, pappardelle penne, ravioli, rigatoni, spaghetti ou tortellini, entre outras pastas (são quase 300 variedades diferentes, são consideradas cozinha do mundo.

As pastas encontram-se divididas em quatro categorias. A pasta fresca ou artesanal, que é feita à base de farinha de trigo, ovo e água; a pasta seca, que são as massas feitas à base de sêmola de trigo duro e água, que compramos nas lojas da especialidade e no grande retalho; a pasta longa, que na prática são as massas com mais de 10 centímetros de comprimento e, por último, a pasta curta, que, como deduz, e bem, são as massas com menos de 10 centímetros de comprimento.
Poucos pratos de cozinha podem ser produzidos com ingredientes simples e acessíveis que produzem pratos cheios de palato.
A massa de pizza faz-se com fermento fresco, água morna, sal, azeite e farinha. As pastas, com farinha de trigo, ovos e sal. Mais básico é difícil de encontrar. Quer levar um pouco dos sabores de Itália para casa? Então aqui fica uma lista dos utensílios que necessita de ter para reproduzir os sabores italianos na sua cozinha. Caso não tenha esses equipamentos, encontra tudo o que precisa em lojas da especialidade e não só. Faça uma lista. Confirme o que tem. E adquira já o que não tem. Verá como as suas refeições dedicadas à tradição culinária italiana vão ser (ainda) mais deliciosas.

Para que dê um bom uso a estes utensílios faça uma rápida pesquisa pela net para saber como produzir a massa de pizza e as pastas caseiras. Há de tudo, desde simples blogues com as receitas até demonstrações no YouTube com todos os passos necessários. Buon appetito.

 

Utensílios (verdadeiramente) úteis

  1. Máquina de fazer massa fresca
    Esta máquina feita em aço inox e movida a manivela ajuda os cozinheiros a prepararem massas caseiras.
    É fixada na borda de uma mesa ou bancada e permite fabricar uma grande variedade de tipos de massas, com diferentes formatos e tamanhos.
  2. Medidor de esparguete
    O medidor de esparguete oferece níveis ajustáveis para medir de 1 a 4 porções. Disponíveis em formatos variados.
  3. Rolo da massa
    É um utensílio culinário usado principalmente para “estender” a massa.
  4. Panela para massas
    Uma caçarola de cerca de 4,5 litros já é grande o bastante para cozinhar para duas pessoas.
    Procure adquirir uma que já venha com um escorredor interno em formato de cesto com alças.
    Depois de a água ferver e a massa cozer, basta levantar o cesto para escorrê-la.

  1. Cortador de pizza
    Corte fatias de pizza com mais facilidade.
  2. Cortador de ravioli
    Um cortador de ravioli é um utensílio excelente e muito útil para cortar a massa que se fabrica na máquina para o efeito.
  3. Mezzaluna
    Um mezzaluna é um utensílio em formato de meia-lua com alças nas extremidades da lâmina. Os cozinheiros passam a lâmina de uma extremidade à outra para cortar ervas e legumes. Tenha cuidado ao usar pois é extremamente afiada.
  4. Moinhos de pimenta e sal
    Os tamanhos fora do formato normal são os mais utilizados.

  1. Colher de esparguete
    Parece uma concha com “garras” laterais e é perfurada. Ao servir, as tais “garras” não deixam a massa escorregar, como acontece com as colheres normais, e as perfurações deixam escorrer a água que possa estar ainda na terrina.
  2. Garfo grande de madeira
    Um garfo grande de madeira, para mexer e retirar a massa da panela e para verificar o seu grau de cozedura.
  3. Estendal de massa
    Serve para deixar secar a massa que acabou de fazer. As suas dimensões variam, dependendo do número de braços que necessita atendendo à quantidade de massa que fez.
    Dried Pasta on Rack
  4. Ralador
    Um ralador básico com quatro faces já deverá servir as suas necessidades. Uma outra opção é um ralador de queijo giratório que possui um recipiente para recolher o queijo ralado. Também pode ter aberturas de diferentes tamanhos.

A sua opinião é muito importante para melhorarmos!

Procuramos melhorar a cada edição que fazemos. Contamos com a sua ajuda para avaliar este artigo e a revista b. Basta apenas 1 minuto.

  Quero dar a Minha Opinião
×