2
Dias em família Dias em família

Passear

Dias em família

De norte a sul de Portugal, são inúmeras as tradições e os eventos que celebram o Natal e o início do ano. Das festas e romarias aos presépios vivos e aldeias mágicas, há programas para todas as idades e todos os gostos.Venha daí e conheça quais nesta viagem pelo país.


Maior presépio ao vivo da Europa

Priscos
20 de dezembro a 17 de janeiro

Reunindo cerca de 800 figurantes e mais de 90 cenários, o presépio ao vivo de Priscos dá-lhe a oportunidade única de fazer uma viagem no tempo até ao nascimento de Jesus. Os visitantes podem usufruir de uma vasta oferta gastronómica e quatro grandes espetáculos. Horário e mais informações em http://presepiopriscos.com.

Vila Natal

Óbidos
30 de novembro a 1 de Janeiro

Óbidos Vila Natal volta a prometer muita brincadeira, animação, cor, música e alegria, numa experiência por entre contos encantados, que conta ainda com uma pista e rampa de gelo, espetáculos em dois palcos distintos, face painting, entre outras surpresas. Mais informações em http://obidosvilanatal.pt

Perlim – Uma Quinta de Sonhos

Quinta do Castelo, Santa Maria da Feira
1 a 30 de dezembro

O maior parque temático de Natal do país regressa mais uma vez para trazer os sonhos e o melhor do imaginário infantil a todos os que visitarem este lugar.

Maior árvore de Natal artificial

Caldas da Rainha
19 de novembro a 6 de janeiro

As luzes da maior árvore de Natal artificial do país brilham na Praça 25 de Abril, nas Caldas da Rainha. Há um comboio turístico que faz um percurso para ver os pontos iluminados da cidade.

 

compras-natal-alt

Se deixou tudo para a última hora e ainda lhe faltam alguns presentes, tem ainda muitas oportunidades para o fazer num dos vários mercados natalícios próprios para esse efeito.

Christmas Market

Ateneu Comercial do Porto
16 e 18 de dezembro

Realizado no espaço histórico e de grande tradição do Ateneu Comercial, localizado no coração da baixa do Porto, uma das zonas mais movimentadas na época natalícia. Este mercado de Natal conta com cerca de 50 expositores.

Rehabbed Market

Mercado da Ribeira, Lisboa
17 e 18 de dezembro

A pensar especificamente em si neste Natal, o Rehabbed Market – É Natal! É Natal! vai realizar-se durante não um, mas dois dias, com dezenas de opções para presentes de Natal. Para ela, para ele, para as crianças, animais e casa!

Noite de mercado

Funchal
23 de dezembro

No arquipélago da Madeira, Natal que é Natal passa obrigatoriamente por uma visita ao Mercado dos Lavradores, do Funchal, na noite de 23 de dezembro. O “programa de festas” começa com a reunião de vários grupos que entoam depois, canções tradicionais desta quadra. Prepare-se para uma noite longa, já que os bares e os restaurantes mantêm-se abertos toda a noite.

Os apreciadores de música não foram esquecidos, sendo presenteados nesta quadra natalícia com vários concertos, de onde se destacam:

  • Natais do Mundo

    Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
    17 e 18 de dezembro

    Parta à descoberta dos Natais do mundo com o Coro e a Orquestra Gulbenkian numa viagem que começa no nosso país, com algumas das mais conhecidas canções tradicionais, e segue pelo mundo fora, com paragens em Espanha, França e Inglaterra, Porto Rico, República Dominicana, Peru, Venezuela, Brasil, América do Norte e ainda ao mundo judaico com o seu Hanukkah (Festa das Luzes). Às 11h e 16h.

  • Ravel | Tchaikovsky

    CCB, Lisboa
    18 de dezembro

    O CCB dá as boas-vindas ao Natal num concerto que traz de regresso Simon Trpceski, com uma seleção festiva que combina Ravel, contos de Charles Perrault e canções de Natal para a família. O famoso Concerto para piano e orquestra, composto por Tchaikovsky entre 1874 e 1875, é um momento alto do Romantismo (17h).

  • Santíssimo Natal

    Casa da Música, Porto
    23 de dezembro

    A Orquestra Barroca e o Coro Casa da Música voltam a celebrar o Natal. Desta feita o destaque é dado à espetacular Missa para o Santíssimo Natal, de Alessandro Scarlatti, escrita para coro duplo e destilando virtuosismo ao melhor estilo italiano (21h).

  • Concerto de Ano Novo

    Casa da Música, Porto
    6 de janeiro

    O imperdível Concerto de Ano Novo traz uma novidade à Casa da Música. A soprano alemã Jeanette Roeck tem uma reconhecida carreira internacional com particular protagonismo na Áustria, onde é presença regular na famosa Musikverein, apresentando-se pela primeira vez no Porto (21h).

  • O corvo, ópera de câmara

    Theatro Circo, Braga
    19 de janeiro

    O carácter musical do poema “O Corvo“, construído a partir de um raciocínio profundamente matemático e traduzido de forma exemplar por Fernando Pessoa, serviu de inspiração e base estrutural para a composição desta ópera de câmara, que explora a forte dimensão visual e sonora de um dos mais extraordinários textos de Allan Poe. (21h30).

  • Grande Concerto de Ano Novo

    Coliseu, Lisboa
    7 de janeiro

    Inspirado no tradicional encontro musical que cada ano se celebra em Viena, o Grande Concerto de Ano Novo, após o êxito de edições anteriores, com uma atrativa seleção das melhores valsas, polcas e marchas de Strauss. (18h00).