3
Tranquilidade e conforto em casa Tranquilidade e conforto em casa

Dicas

Tranquilidade e conforto em casa

Aqui ficam alguns conselhos para ter a certeza que tem tudo preparado para gozar o seu Natal e fim de ano em pleno.

Papel em tons natalícios, canetas, tesoura, cola, fios decorativos, bloco de papel ou, se preferir, computador ou tablet por perto, é tempo de reunir a família para escrever a carta ou e-letter ao Pai Natal e aproveitar também para escrever os postais típicos desta época a desejar as boas-festas. Basta cortar, colar, escrever e colocar num envelope. Em alternativa, pode adquirir os postais vendidos por várias instituições de cariz solidário, cujas receitas revertem para projetos sociais. Outra opção é enviar e-cards. Há opções mais sérias e outras mais engraçadas que ajudam a transmitir os votos de um Feliz Natal ou de um Próspero Ano Novo. Alguns e-cards podem inclusive ser personalizados, como por exemplo, o JibJab. Faça uma lista para não se esquecer de ninguém.

  • 1 Prendas para todos

    Lista é também o que deve fazer em relação às prendas, definindo antecipadamente um orçamento viável para as mesmas.

    E como é de partilha que esta quadra realmente se faz, aproveite e apadrinhe alguns dos projetos que visam trazer mais felicidade este Natal aos mais desfavorecidos. É o caso, por exemplo, do Pai Natal Solidário ou de Make a Wish, entre outros.

  • 2 Presépio para todos os gostos

    Dos mais básicos, compostos por três figuras apenas, aos mais complexos, com direito a musgo natural, lagos feitos de espelhos ou água, os presépios são um dos ícones da quadra natalícia. Dependendo do espaço disponível e da criatividade, as opções são variadas e bastam uns metros de papel de cenário, tinta em spray e criatividade para transformar o seu numa obra de arte.

  • 3 Árvore, presença obrigatória

    Com estrela ou anjo no cimo, Natal sem árvore não seria Natal. Se costuma adquirir uma natural todos os anos, não espere mais e veja onde pode encontrá-la e vá com toda a família escolher a mais bonita. Senão vá buscar a que tem guardada e prepare-se para a instalar e decorar. Reúna todos os elementos decorativos, desde as luzes aos ornamentos, distribua-os depois pela família e deixe que cada um – sob orientação, se necessário – escolha o melhor local para a sua colocação. No fim, acenda as luzes e deixe que a magia do Natal comece a fazer-se sentir.

  • gettyimages-145083609-alt

    4 Doces ornamentos

    Frio significa passar mais tempo dentro de casa e fazer bolachas é sempre uma atividade apreciada pelos mais novos. Convide sobrinhos ou amigos dos seus filhos e deixe-os pôr literalmente a mão na massa. Tudo o que precisa depois é de cortadores em forma de motivos de Natal (estrelas, árvores, bonecos de neve, anjos, etc.) e fio colorido para prender algumas destas delícias aos ramos da árvore de Natal e/ou às maçanetas das portas, por exemplo, uma forma original de preparar a casa para a quadra que se aproxima.

  • gettyimages-487015668-alt

    5 À mesa, com certeza

    Natal que é Natal não passa sem consoada ou doces manjares. Confira a lista do que pretende preparar e dos ingredientes de que vai necessitar, para ver se nada falha. Ainda tem tempo para folhear os livros de receitas ou navegar pelo Pinterest ou outros sites em busca das melhores iguarias, muitas das quais pode fazer com antecedência e congelar, caso, por exemplo, do bacalhau. E a encomenda do peru, se for caso disso – menos uma tarefa!
    Convém também não esquecer que há muitos locais a disponibilizarem take-away, com ementas de qualidade, para os mais variados gostos e orçamentos, precisamente para não ter de fazer tudo sozinho. Aproveite!
    E já agora, além da consoada e dia de Natal, se tiver de preparar o fim de ano em casa, confira já o que precisa e prepare tudo com antecedência. Afinal, do Natal ao ano novo é um “pulinho”.

  • gettyimages-90206287-alt

    Viagens seguras

    Nesta época natalícia muitos portugueses deslocam-se de carro por todo o país para se reunirem com a família. Chegar com tempo e de forma segura são duas máximas que devem estar sempre associadas à condução, sobretudo, nestes períodos de tanto movimento. Para evitar surpresas desagradáveis, sugerimos-lhe que faça uma revisão ao seu carro. Antes de iniciar a viagem, pelo menos uma semana antes, visite uma das oficinas Midas e usufrua dos benefícios de ser um cliente Barclaycard.