Viajar com estilo

Em tempo de vindimas, apetece passear pelas rotas do vinho e não há nada melhor do que fazê-lo em grande estilo, ao volante de um Alfa Romeo Giulietta ou de um BMW Série 1.

O Alfa Romeo Giulietta e o BMW Série 1 são duas referências no segmento dos chamados familiares compactos. Equivalem-se, mas são tão diferentes como um vinho chianti italiano e um riesling alemão.

Em termos mecânicos, o Alfa Romeo tem tração dianteira e o Série 1, tração traseira. Ambos contam com modernos motores 1.6 diesel de injeção direta, embora a BMW também conte com um 2.0 litros. Este motor é mais potente (116 cv) do que o italiano (105 cv) e é menos guloso em termos de consumo, apesar permitir uma velocidade máxima superior (195 km/h) e acelerações mais rápidas.

No habitáculo, o Giulietta é uma boa interpretação do design italiano. Rico em pormenores e no cuidado da forma, tem um caráter mais desportivo do que o do Série 1, fiel à tradicional sobriedade da BMW. Em termos de espaço, não há variações sensíveis, tanto mais que nenhum dos modelos pode ser apontado como uma referência a este nível, apesar de ambos permitirem transportar cinco pessoas.

Contudo, o modelo alemão tem uma ligeira vantagem, tanto mais que a sua carroçaria é um pouco mais volumosa e a distância entre eixos superior. A diferença mais evidente surge ao nível do volume da bagageira, que, no Giulettta, varia entre os 350 e os 1.450 litros (com os bancos traseiros rebatidos) e, no Série 1, entre os 360 e os 1.200 litros.

Ao nível do conforto, a suspensão do modelo italiano é mais suave do que a do alemão, que tem um carácter mais dinâmico, vincado pela sua tração traseira, embora, para um condutor “normal”, o Alfa Romeo seja mais fácil de controlar, sobretudo em piso mais escorregadio.

Concorrentes diretos no mercado, são dois automóveis que têm tanto em comum, como se distinguem nas suas particularidades. Ambos têm um apelo muito próprio, pelo que optar por um em detrimento do outro acaba por ser uma escolha pessoal. E gostos não se discutem...


Fotogaleria


» Deslize com o dedo para ver mais fotos.

O habitáculo do Série 1, fiel à tradicional sobriedade da BMW.

Com um moderno motor 1.6 diesel de injecção directa, o motor alemão é mais potente e menos guloso em termos de consumo.

Um caráter mais dinâmico, vincado pela sua tração traseira.

Rico em pormenores e no cuidado da forma, o Alfa conta com um caráter mais desportivo.

A suspensão do modelo italiana é mais suave do a do modelo alemão, o que contribui para um maior conforto.

No habitáculo o Giulietta é uma boa interpretação do design italiano.