Saúde pós-verão
10 dicas para um corpo em forma o ano inteiro

Atire a primeira pedra quem nunca se desleixou após o verão. De repente, as saladas são substituídas pelos pratos pesados, a bicicleta fica cada vez mais tempo parada e a inscrição no ginásio caduca sem sequer nos apercebermos. Descubra dez dicas simples para salvar o seu corpo do efeito ioiô e mantê-lo em forma o ano inteiro.

1 No inverno, o organismo necessita de mais calorias para proteger-se do frio, o que, segundo alguns especialistas, significa também que queimamos calorias mais depressa. É, por isso, a altura ideal para praticar exercício físico, nomeadamente atividades de intensidade não muito elevada, como, por exemplo, o body balance, uma das modalidades dos ginásios Vivafit, que combina práticas de ioga, tai-chi e pilates.

2 Com a chegada do frio, as saladas tornam-se menos apetecíveis, mas existem alternativas para continuar a consumir legumes, nomeadamente as sopas. Os legumes cozidos são uma ótima fonte de fibras, que ajudam a absorver gorduras e colesterol, e a aumentar a sensação de saciedade.

3 Nas estações mais frias, é fácil esquecermo-nos de beber água, já que o corpo não transpira tanto. Ainda assim, é fundamental ingerir um a dois litros de água por dia. Uma boa solução são os chás, que permitem hidratar e aquecer o corpo.

4 Dê ao seu corpo o tempo necessário para que se sinta satisfeito. O resultado de comer demasiado depressa é, muitas vezes, ingerir mais do que precisa, acabando por sentir-se demasiado cheia.

5 No inverno, é comum passarmos mais tempo no sofá, enquanto petiscamos qualquer coisa… Um estudo recente descobriu que as pipocas são muito saudáveis, já que contêm percentagens elevadas de fibras e de antioxidantes, mas não se esqueça de que têm de ser pipocas simples e não as de micro-ondas.

6 Ótimas para levar para a praia, as frutas são muitas vezes esquecidas com a descida da temperatura. Adapte o consumo de frutas ao inverno, cozendo-as ou assando-as.

7 Se tem uma lareira, aproveite para queimar calorias enquanto corta lenha. Além disso, o movimento repetitivo pode ajudá-la a reduzir o stress e a ansiedade.

8 Aqui está o pretexto perfeito para ficar mais uns minutos na cama: dormir pouco favorece o aumento de peso. Assim, aproveite os dias mais frios para deitar-se cedo e desfrutar do quentinho dos lençóis em nome da sua saúde.

9 Use o tempo extra em casa, para brincar com os seus filhos. Além de todos os jogos tradicionais, consolas como a Wii ou a Playstation 3 dispõem de comandos controlados pelo movimento, o que significa horas de diversão e muitas calorias a menos.

10 Não tem de comprar móveis novos ou trocar os cortinados. Com a mudança de estação, apetece dar uma volta à decoração da casa e, muitas vezes, basta mudar os móveis de sítio para ver verdadeiros “milagres”. O resultado é uma casa mais bonita e muitas calorias perdidas durante o processo.

Agora que já conhece as regras de ouro, já não tem desculpa para não enfrentar o rigor do inverno numa excelente forma física. Dirija-se a um ginásio Vivafit e inscreva-se. Vai ver que não se arrepende.

Body Vive Class in Vivafit Cascais, por VivafitTV
(Requer ligação à internet).