Cinco sentidos

As leituras e as sonoridades, os espetáculos e os concertos. Eventos com que se celebra a rentrée. Porque sabe bem voltar à cidade.

Livros

Diário de Inverno (Asa), Paul Auster
Depois de muitas viagens e de ainda mais personagens, Paul Auster volta-se para dentro e escreve sobre si próprio. As memórias da infância, as experiências da adolescência e o compromisso com a escrita são três das etapas em análise, a par das viagens, do casamento, da paternidade ou da morte dos pais. Um autorretrato entusiasmante de um dos mais lidos autores contemporâneos.

Já Então a Raposa era o Caçador (D. Quixote), Herta Müller
Prémio Nobel da Literatura, a autora nascida na Roménia regressa aos últimos dias do regime de Ceausescu para falar-nos de mudanças e de transformações. Numa atmosfera marcada pelo medo, a professora Adina, a operária fabril Clara e o médico Paul são três personagens em luta pela sobrevivência, mesmo depois da queda do regime.

100 Portuguesas Com História (Círculo de Leitores), Anabela Natário
Catarina Dias de Aguiar, uma empresária da época dos descobrimentos, Regina Pacini, cantora lírica de sucesso internacional, e Maria de Lurdes Sá Teixeira, a primeira mulher aviadora portuguesa são três das biografadas num livro que apresenta uma centena de mulheres que, desde o século X até ao século XX, se revelaram exemplares e inspiradoras.

Discos

Incubus HQ Live, Incubus, Sony
No Verão passado, os Incubus comemoraram vinte anos e celebraram com seis concertos gratuitos e intimistas para os seus fãs. Esses momentos foram registados num CD e num DVD agora lançados. Nice to Know You, Wish You Were Here, Anna Molly e Drive são alguns dos temas incluídos.

Tony Bennett: Viva Duets, Tony Bennett, Sony
O álbum que assinala os 86 anos do cantor apresenta duetos com artistas latinos como Marc Anthony, Miguel Bosé, Robert Carlos, Ana Carolina, Chayanne, Franco DeVita, Gloria Estefan, Vicente Fernández, Maria Gadú, Juan Luis Guerra, Dani Martín, Romeo Santos, entre outros.

Tempest, Bob Dylan, Sony
Duquesne Whisle é o primeiro single retirado do 35.º álbum de originais do cantor que celebra cinquenta anos de carreira. Produzido por Jack Frost, o disco apresenta dez novos temas.

Exposições

O Lugar das Coisas, Carlos Nogueira - Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian
Patente até 6 de janeiro, esta é a primeira mostra de caráter antológico no percurso de Carlos Nogueira. Nela são apresentadas obras produzidas entre os meados dos anos 70 e a atualidade, e expressões artísticas que passam pela performance, pelo desenho, pela escultura ou pela escrita.

Flagrante Deleite, Rosemarie Trockel – Culturgest, Lisboa
Artista de referência na cena artística internacional dos últimos trinta anos, Rosemarie Trockel apresenta uma extensa série de colagens realizadas a partir de 2004, mas também esculturas, cerâmica e obras de parede feitas com lã. Para ver entre 13 de outubro e 6 de janeiro.

Espetáculos

Carminho, coliseus de Lisboa e do Porto
Perdoname, o dueto de Carminho com o espanhol Pablo Alborán, foi uma das músicas mais ouvidas deste verão. Agora, a fadista brilha novamente a solo e, nas noites de 3 e 9 de novembro, sobe aos palcos dos coliseus de Lisboa e do Porto, respetivamente, para cantar os temas de Alma, segundo disco de originais que, desde o seu lançamento, em março, tem sido presença regular no top 10 de discos mais vendidos.

Andrew Bird, Aula Magna
Visita frequente em Portugal, Bird está de volta com os seus mil instrumentos e melodias de encantar. Considerado um dos grandes song-writers da última década, o músico norte-americano, mestre na arte do assobio vem à Aula Magna, Lisboa, a 10 de novembro para apresentar Break it yourself, o seu sexto álbum.

Rodrigo Leão, coliseus de Lisboa e do Porto
Duas datas a fixar: 26 de novembro no coliseu do Porto, e 27 de novembro no coliseu dos Recreios, em Lisboa. São os dias em que o aclamado compositor português regressa aos palcos, fazendo-se acompanhar de ilustres convidados especiais: Beth Gibbons, Scott Matthew e Neil Hannon vão partilhar o palco com Leão.

Dança da Morte, São Luiz
A partir de 25 de outubro e até 17 de novembro, o Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, apresenta Dança da Morte, de August Strindberg – retrato claustrofóbico de um casal que vive isolado do mundo. Encenado por Marco Martins, a peça conta com interpretações de Miguel Guilherme, Isabel Abreu e Sérgio Praia.