A dieta da pele: saúde de dentro para fora

Vitaminas, minerais, ácidos gordos, água… Aquilo que ingerimos não se reflete apenas no peso ou no tamanho que vestimos, mas também naquele que é o maior e mais exposto órgão do corpo humano: a pele. Descubra quais os melhores amigos da sua pele que se escondem no frigorífico e irradie saúde por dentro e por fora.

1 Água - Num plano de alimentação saudável, há um item incontornável, qualquer que seja o problema da sua pele: a água. O seu consumo é essencial para uma boa circulação e para a hidratação da pele e, para além de poder ser ingerida na sua forma pura, há frutas e vegetais especialmente ricos em água que podem ajudá-la a manter a sua pele em forma, nomeadamente melão, maçãs, melancia, laranjas, aipo e pepinos.

2 Ómega 3 – Não sendo produzido pelo organismo humano, o ómega 3 funciona como um anti-inflamatório natural, ajudando a combater, entre outros problemas, o envelhecimento da pele, ao trabalhar na sua renovação celular. Este ácido gordo essencial pode ser encontrado sobretudo em peixes, como cavala, arenque, sardinha, salmão, atum e bacalhau, mas também noutros alimentos, como sementes de linhaça, castanhas e nozes, no azeite e ainda em vegetais de folhas de tom verde-escuro.

3 Zinco – Presente em todos os tecidos do corpo humano, o zinco tem uma forte ação antioxidante, sendo, por isso, essencial na prevenção do envelhecimento precoce da pele, mas não é só. Na verdade, os estudos mostram também que o zinco é um aliado de peso contra a oleosidade excessiva da pele, apresentando-se como uma poderosa arma contra a acne. Este mineral pode ser encontrado em diversos alimentos, como ostras (riquíssimas em zinco), mariscos, carnes vermelhas e ovos.

4 Vitaminas – Acne, rugas, envelhecimento da pele… Vários problemas dermatológicos podem ser combatidos escolhendo alimentos ricos em vitaminas. A vitamina A, presente em legumes como brócolos, cenouras e espinafres, por exemplo, ajuda a equilibrar a produção de secreções das glândulas sebáceas, sendo, por isso, uma boa aliada contra a acne. Já as vitamina B2, C e E são preciosas para prevenir o envelhecimento da pele. A primeira encontra-se sobretudo nos lacticínios; a segunda pode ser consumida em citrinos, repolho e cebola; e a terceira deve ser procurada na alface, no agrião, nos espinafres, na couve e nos óleos vegetais. Outra vitamina que beneficia a pele é a B6, com ação cicatrizante, ajudando a evitar inflamações e acelerando o processo de cicatrização de feridas, e que está presente na batata, na banana, no peito de frango, nas sementes de girassol, no salmão, no atum e no abacate.

No fim de contas é tudo uma questão de equilíbrio de todos estes fatores. Uma pele cuidada reflete um estado de espírito.