revista b · Gourmet

Gourmet

Esplanadas com vista
sobre a cidade

É claro que a moda dos roofs, bares e restaurantes nos terraços dos últimos pisos dos hotéis e dos edifícios mais altos só podia ter nascido em cidades de arranha-céus, como o são Nova Iorque ou São Paulo.



Por cá, com cidades de prédios baixos, espraiados por colinas e com vistas deslumbrantes sobre o Tejo ou sobre o Douro, os terraços aceitam-se com alturas mais moderadas. Das praias aos miradouros, a oferta é variada e também inclui alguns roofs. Siga o roteiro que preparámos para si e aproveite todos os raios de sol.


Grande Lisboa



Terraço BA

Situado no último piso do Hotel Bairro Alto, é um espaço pequeno mas que justifica a espera por um lugar sentado. Tem uma vista direta sobre o Tejo e a margem sul. No menu, alinham-se saladas e sanduíches. A maior tentação é a sanduíche Garrett, onde o presunto Pata Negra e queijo Brie se casam com o tomate marinado e o manjericão. Para beber, há cocktails, granizados, chá gelado caseiro ou até (porque não?) uma flûte de champanhe. Aberto todos os dias, das 12h40 às 22h. No verão, a hora de fecho prolonga-se até às 24h.
Terraço BA Bairro Alto Hotel
Praça Luís de Camões, 2 | 1200-243 Lisboa | Tel. 21 340 82 88

Noobai Café

No Miradouro do Adamastor, paredes meias com o Chiado, oferece uma vista desafogada e frontal sobre o Tejo e a outra margem (com a Ponte 25 de Abril e o Cristo-Rei em destaque). Chás gelados, batidos e sumos naturais ou exóticos (prove os de manga com gengibre e os de ananás com hortelã) combinam-se com uma ementa light, na qual se alinham tostas, quiches e saladas. Encerra à segunda-feira. Abre às 12h e fecha às 22h (20h aos domingos e 24h às sextas-feiras e aos sábados).
Noobai Café - Miradouro do Adamastor
Santa Catarina | Tel. 21 346 50 14

Nosolo Italia

Mesmo em frente ao Padrão dos Descobrimentos, na zona de Belém, é um espaço de inspiração italiana, com uma carta que se multiplica por cerca de uma centena de opções de massas, risotti, pizas e pratos de carne. O carpaccio de carne e o formaggio caldo (pão torrado com queijo de cabra quente, mel e nozes) são algumas sugestões com assinatura da casa, tal como os gelados e os crepes. Para beber, há sangria de champanhe com morangos. Aberto todos os dias, das 9h00 à 1h.
Nosolo Itália – Belém
Av. Brasília, 202 | Tel. 21 301 59 69

Sky Bar

Fica no terraço do 9.º andar do Hotel Tivoli Lisboa. Tem um deck de madeira com almofadões e inspiração marroquina, e uma zona lounge com sofás escuros e almofadões em tons de azul e branco, num piso de relva sintética. Vista sobre a Baixa, o Chiado, o Tejo, a margem sul e que se espraia, nos dias claros, até à Serra da Arrábida. A carta finger food é assinada pelo chef Luís Baena e tem algumas originalidades, como o éclair de tremoços e azeitonas ou o sushi de presunto de barrancos. Em opção, há pregos, bifanas e todo o tipo de petiscos. Todos os dias, das 12h40 à 1h.
Hotel Tivoli Lisboa
Av. da Liberdade, 185, 9.º | 1269-050 Lisboa | Tel. 21 319 89 00

Terrace Oeiras by Cocktail Team

Alameda Alto da Barra, Estrada Marginal | 2780-267 Oeiras | Tel. 21 437 42 35

O Terrace é um bar com esplanada que fica localizado no Inatel de Oeiras, junto ao paredão da praia. Oferece uma vista deslumbrante sobre o Tejo, ideal para ver o pôr do sol ou para um cocktail de fim de tarde. Serve snacks e petiscos, e, entre estes, destacam-se a chouriça assada com pão caseiro e o Tostão XXL. Também serve jantares a grupos. Para quem estiver interessado, há workshops que farão de si um verdadeiro barman. Funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 20h.

O Terraço

Fica no terraço do antigo Mercado do Chão do Loureiro, na Costa do Castelo, e tem uma vista que abarca desde o Parque Eduardo VII até à Igreja do Carmo, ao Tejo, à margem sul e aos telhados da baixa. Equipado com sofás, espreguiçadeiras e cadeiras, serve refeições completas e pequenos-almoços. Sanduíches em focaccia, chouriço assado, petiscos de camarão com sésamo e salmão com hortelã são algumas das propostas. Todos os dias, das 10h às 21h.
O Terraço
Calçada do Marquês de Tancos, 3 | 1100-340 Lisboa

Deli Deluxe

Fica nas traseiras de uma charcutaria e mercearia fina, com esplanada aberta sobre o Tejo, em frente à estação de Santa Apolónia. Tem uma ementa de refeições leves, com saladas, sanduíches, tábuas de queijo e enchidos e bolos tradicionais. Para acompanhar, há uma seleção de vinhos a copo e de cervejas estrangeiras. Ao fim de semana, o brunch é muito concorrido. Fecha à segunda-feira. De terça a sexta-feira, das 12h às 24h, aos sábados e domingos, a partir das 10h e até às 24h e às 20h respetivamente. Terça a sexta-feira: 12h-24h. Sábado: 10h-24h. Domingo: 10h-20h.
Deli Deluxe
Av. Infante D. Henrique, Armazém B, Loja 8 | Tel. 21 886 20 70

Rooftop Bar

O terraço do Hotel Mundial, no Martim Moniz, dá-nos uma panorâmica 360º sobre Lisboa, desde a Baixa e o Castelo de São Jorge às Avenidas Novas e ao Tejo. Serve saladas, tostas, sanduíches e snacks. No verão, há música com DJ ao vivo. Aberto todos os dias das 17h30 às 23h00. No verão, tudo começa e acaba uma hora mais tarde.
Rooftop Bar - Hotel Mundial
Praça Martim Moniz, 2 | 1100-341 Lisboa | Tel. 21 884 20 00

Le Chat

Rua das Janelas Verdes, Jardim 9 de Abril | 1200-736 Lisboa | Tel. 21 396 36 68

No pequeno jardim que separa o Museu Nacional de Arte Antiga do Palácio da Cruz Vermelha, encontramos o Le Chat, um bar esplanada com uma extraordinária vista sobre o Tejo, toda a zona ribeirinha entre o Cais do Sodré e Alcântara e a Margem Sul do rio. O Le Chat funciona num cubo envidraçado e serve petiscos, snacks e saladas. Está aberto do meio-dia à meia-noite, aos domingos, terças e quartas. De quinta a sábado, a noite prolonga-se até às 3 horas da manhã.

À Margem

Junto ao Hotel Altis Belém, aposta num ambiente minimalista, onde o branco se conjuga com uma frente aberta ao rio. Um projeto dos arquitetos João Pedro Falcão de Campos e Ricardo Vaz. Serve refeições leves, tostas, saladas e sanduíches, sumos naturais e batidos, chás e infusões.
Av. Brasília
Doca do Bom Sucesso | 1040-038 Lisboa
Tel. 91 782 44 99 / 91 822 55 48

Restô

É o bar-restaurante do Chapitô, na Costa do Castelo. Debruçado sobre a baixa pombalina, tem um horizonte que abarca a Avenida da Liberdade, o Bairro Alto e o Chiado, e que se perde no rio. No menu, destaque para as tostas quentes de mozzarella e de chili.
Restô - Chapitô
Costa do Castelo, 7 | Tel. 21 886 73 34





Grande Porto




Rabelos 370 Restaurante Bar

Vila Nova de Gaia | Avenida Diogo Leite, 68 | 4400-111 Santa Marinha | Tel. 22 375 58 64

Localizado no Cais de Gaia, mesmo em frente ao Rio Douto Douro, garante uma das melhores vistas sobre o Porto e a Foz. Com três pisos, é afamado pelas suas francesinhas.

Shis

Localizado na Praia do Ourigo, na Foz, é um dos uma locais mais fashion do Porto, em parte devido à decoração branca assinada por Paulo Lobo. No exterior, há uma zona com sofás brancos de plástico e uma zona mais abrigada pelos vidros. Um dos melhores locais para ver o pôr-do-sol. Na cozinha, O chef António Vieira propõe-nos pratos de fusão, como um kataifi de camarão com molho de coentros e lima, e sushi. Todos os dias, das 10h às 3h.
Shis
Praia do Ourigo, Esplanada do Castelo | 4150-000 Porto
Tel. 22 618 95 93

Bogani Café

Recriando o ambiente dos cafés de outrora, o Bogani Café, no Cais de Gaia, tem um terraço no primeiro piso, com sofás desenhados por Phillipe Starck, o que lhe dá um ambiente moderno. Tem uma vista imbatível sobre o Porto. Aberto todos os dias, das 10h às 24h. Às sextas-feiras e aos sábados, encerra uma hora mais tarde.
Bogani Café
Cais de Gaia, Loja 720 | 4400-266 V.N. de Gaia | Tel. 22 374 70 70

Vip Lounge - Porto Palácio Hotel

O 19.º e último andar do Porto Palácio Hotel, em plena Avenida da Boavista, tem uma vista panorâmica de 360o sobre o Porto, o Douro e o mar. Serve refeições ligeiras. Aberto todos os dias das 10h30 à 01h.
Vip Lounge
Av. da Boavista, 1269 | Porto | Tel. 22 608 66 00