revista b · Saúde e bem estar

Saúde e bem estar

Home Spa, um dia diferente

A possibilidade de consagrar uma parte do dia à beleza não é um exclusivo dos spas. Saiba como fazer da sua casa a porta de entrada para um universo de bem-estar exclusivo.



Quem quer um dia inteiro reservado ao bem-estar, rodeado de mimos e cuidados de beleza, ponha o dedo no ar. Todos sonhamos com essa hipótese, mas a verdade é que nem todos temos a possibilidade de investir num daqueles programas tão completos, como apetecíveis, que os spas têm para oferecer. Se for esse o caso, nada como ser criativo. Basta escolher o dia para transformar a casa num oásis de paz e tranquilidade. Depois, deixe-se levar. Passo a passo.

O ritual pode começar com um copo de água fresca temperada com umas gotas de limão que desintoxicarão o organismo, preparando-o para a série de cuidados que vêm a seguir. Se se sentir com energia, uma caminhada ao ar livre pode ser uma boa forma de iniciar a prática. Se optar por ficar em casa comece por uns simples alongamentos. Ponha uma música calma e relaxe.

Relaxe o pescoço, os ombros, liberte a tensão acumulada ao longo da semana de trabalho. A verdade é que não é preciso um personal trainner para lhe ensinar técnicas e truques, basta escutar o seu corpo, desligando-se das preocupações do dia a dia e do stress exterior.

Terminado o exercício encha a banheira com água quente, ilumine o espaço com velas e, se gostar, perfume-o com incenso. Coloque alguns sais na água, de forma a tirar mais partido do banho de imersão. Existem inúmeras possibilidades disponíveis no mercado, mas os produtos que têm gengibre ou menta nas suas composições são excelentes energizantes, pelo que podem ser boas opções. Aproveite o momento para aplicar uma máscara no rosto e no cabelo, devolvendo-lhes a suavidade que possam ter perdido. Enquanto as máscaras atuam, pode optar por efetuar uma esfoliação. Os produtos a utilizar são facilmente adquiridos numa perfumaria, mas desafiamo-lo a criar o seu próprio esfoliante: basta juntar mel, açúcar mascavado e água morna, massajando depois em movimentos ascendentes e circulares (para promover a circulação). O gesto irá eliminar células mortas, deixando a pele mais suave e preparada para receber o hidratante. Experimente substituir a sua loção habitual por um óleo de massagem, que não só facilitará os movimentos como garantirá uma nutrição ainda mais profunda. Remate com um chá tranquilizante que permitirá potenciar toda a sensação de bem-estar. O corpo agradece. E o espírito também.



O que vai precisar

•  Música relaxante
•  Velas e incenso
•  Sais de banho
•  Máscara para cabelo
•  Máscara para rosto
•  Esfoliante de corpo
•  Esfoliante de rosto
•  Creme hidratante ou óleo de massagem
•  Chá ou tisana