revista b · Aventura solidária

Aventura solidária

Vontade de partir para ajudar

O projeto “Aventura Solidária” tem reunido cidadãos das mais diversas profissões, idades e proveniências permitindo-lhes conhecer o dia a dia das missões apoiadas pela AMI, a Assistência Médica Internacional, no Senegal, Guiné e Brasil.



Passados mais de cinco anos sobre a primeira Aventura Solidária no Senegal, cerca de duas centenas de participantes entusiasmados já financiaram e construíram escolas primárias, oficinas ambientais, centros de saúde e sociais.

A AMI apostou nesta proposta de intervenção em 2007, como forma de a sociedade civil se exprimir, actuar e erguer no terreno projetos solidários. Nove dias de aventura e solidariedade não são uma vida, mas podem mudar muitas.

Já na sua 22ª edição, o projeto Aventura Solidária contou com a participação de quase 200 pessoas, tendo conseguido, com o trabalho voluntário e o financiamento dos aventureiros, mudar para melhor a vida de muita gente.


Cláudia Mamede

“Uma experiência marcante”

Depois de regressar da Aventura Solidária ao Senegal, país que este projeto mais vezes visitou, Cláudia Mamede confessa que foi uma experiência marcante. “Esta viagem foi, essencialmente, uma soma de primeiras vezes: nunca tinha acampado, ou pintado uma parede, ou viajado sem alguém conhecido, ou sequer, visto um embondeiro…

Os dias, que foram muito bem preenchidos, fazem-nos chegar ao fim e pensar que vivemos de facto e que cada dia pode e deve contar para nos tornar pessoas humanamente mais ricas, disponíveis, atentas, conscientes e lúcidas. A nível individual, esta experiência obriga-nos a repensar o que somos e ajuda-nos a chegar um pouco mais próximo daquilo que queremos ser, mesmo apesar das dúvidas, e daquilo que pomos em causa no dia a dia”


Como fomentar um Team Building solidário?

Projetos como a Aventura Solidária, que permitem co-financiar e participar numa ação de desenvolvimento, promovendo um verdadeiro diálogo entre diferentes culturas, aproximando pessoas e estreitando laços de solidariedade, são uma excelente ferramenta de Team Building. Com o número mínimo de 12 participantes por missão, a data pode ser ajustada consoante as necessidades de cada entidade. O departamento de marketing da AMI (isabelle.romao@ami.org.pt) dá esclarecimentos sobre projetos de solidariedade empresarial enquadrados no âmbito desta aventura.









Próximas Aventuras

Senegal (13ª Edição)
19 a 28 de abril

Projeto:
Construção de uma sala de auscultação na casa de saúde de Ndeukou e reabilitação do complexo sanitário de Reo Mao.


Brevemente serão anunciadas as datas para as edições no Brasil (4ª Edição) e na Guiné-Bissau (8ª Edição). Mais informações sobre este projeto estão disponíveis em www.ami.org (ajudar a AMI).