revista b · Mundo Barclaycard

Barclaycard ajuda a reflorestar Portugal

Queremos agradecer a todos os Clientes Barclaycard com extrato digital. Juntos já plantámos mais de 180 mil árvores!





O Pronatura em números…

680 mil árvores plantadas desde o arranque do programa

8 anos é o tempo com que esta iniciativa já conta

… e o Barclaycard

70 voluntários da Equipa de Cartões Barclaycard integram esta ação

180 mil árvores foram já plantadas pelo Barclaycard

26% do total das espécies plantadas são da responsabilidade da Equipa Barclaycard e de todos os Clientes com extrato digital

Numa ação simbólica, reforçando o sucesso da campanha e o Dia da Árvore, os colaboradores Barclaycard irão participar, no dia 22 de março, numa plantação no Parque Florestal de Monsanto, área verde com 900 hectares que serve de pulmão à cidade de Lisboa.

A iniciativa mobilizará cerca de 70 voluntários e tem como objectivo relembrar a importância da gestão dos recursos florestais.

No âmbito da sua estratégia de responsabilidade ambiental, o Barclaycard tem promovido a plantação de uma árvore por cada Cliente que adere ao extracto digital, ao abrigo do Projecto ProNatura, e em parceira com Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) desde 2007. A iniciativa, que começou por abranger o distrito de Santarém, no ano de arranque, alargou-se a Trás-os-Montes, Beira Interior, Algarve e a todas as outras regiões do continente, ao longo dos anos seguintes.

O ProNatura é um projeto desenvolvido há mais de oito anos pela ANEFA, com o objetivo de contribuir para a conservação da natureza, visando a diminuição dos impactos negativos causado pelos fogos florestais, através da reflorestação de áreas ardidas e degradadas ou da criação de novos espaços florestais. Até à data foram plantadas mais de seiscentas e oitenta mil árvores através do ProNatura.

Através da ativação do extrato digital, com mais de 180 mil árvores, os Clientes Barclaycard têm sido um dos principais parceiros do programa, respondendo por cerca de 26% do total de espécies plantadas.

Nos próximos anos, toda a área coberta vai retomar o seu esplendor. O projeto é conseguido à custa da intervenção de voluntários, que se dedicam de corpo e alma a esta causa. Nesta edição, mais 2300 árvores foram plantadas no Parque Nacional do Monsanto. Para além do trabalho, a equipa teve excelentes momentos de convívio. A reflorestação é fundamental para a recuperação ambiental das zonas afetadas pelos incêndios. Mais do que a recuperação paisagística, a reflorestação é fundamental para a preservação dos solos. A passagem da equipa Barclaycard é recordada pela região. Depois do trabalho realizado, resta deixar tempo para a natureza retomar o seu ciclo de vida.