revista b / decoração

Preparar a casa para receber a primavera

A estação das flores é ideal para fazer pequenas remodelações, dar uma lufada de ar fresco e sentir a casa de outra maneira. Confira as nossas sugestões para viver num ambiente renovado, acolhedor, cheio de luz e cor.



Os dias já são maiores, os raios de sol espreitam pela janela, as flores estão a renascer, as andorinhas fazem o ninho. É a primavera que está a bater à porta e é tempo de fazer mudanças. Se continua a imaginar a casa dos seus sonhos, mas não chegou ainda o momento, pode sempre investir em mudanças que, por mais pequenas que sejam, têm o poder de dar mais leveza e tornar o lar mais alegre e acolhedor. Afinal, pode fazer da sua casa um sonho real… inspire-se nas flores e renove-a!

Reorganizar e decorar

Este é o momento certo para acolher os dias luminosos, com ideias simples e criativas. Tudo para dar um ar mais fresco e agradável, refletindo entre as quatro paredes o espírito da estação. Aqui ficam algumas sugestões:

1 Molduras e quadros: podem ser substituídos por outros que transmitam alegria e a boa disposição típica dos dias mais quentes;

2 Caixas e cestos: além de úteis para arrumar coisas, ajudam a decorar o espaço e, por isso, prefira os mais coloridos ou de palhinha;

3 Móveis e acessórios: altere a forma como estão dispostos;

4 Carpetes e cortinas: aproveite para mandar as grandes carpetes e as cortinas pesadas para a lavandaria e trocá-los por têxteis mais leves, translúcidos, que deixem entrar o sol e mais luz;

5 Roupas de casa: substitua os lençóis de flanela pelos de linho ou de algodão, as mantas e os cobertores por aconchegos leves e coloridos; almofadas, toalhas de mesa e tapeçarias airosas e suaves também são uma boa hipótese para colorir e dar outro toque aos espaços;

6 Flores: esta é a estação que convida a espalhar flores pela casa. Opte por espécies que não exalem muito perfume, como violetas, margaridas e flores do campo. Tire a lenha da lareira e coloque flores da época. Padrões florais em apontamentos são outra opção, um sabonete em forma de pétalas por exemplo!


Dar cor e luz

Depois dos meses mais sombrios e frios, está na altura de colorir o ambiente com tonalidades leves (como o branco ou os tons pastel) e, ao mesmo tempo, conjugá-las com cores mais vivas (como vermelho, azul, verde, amarelo ou laranja). E para dar cor basta um papel de parede (na cabeceira da cama por exemplo), pintar uma parede numa divisão da casa, ou até uma peça de mobiliário (por exemplo, as pernas de uma cadeira ou de uma mesa de madeira). Outra hipótese simples para dar uma nova vida às paredes é utilizar autocolantes vinílicos com motivos naturais e cores alegres, adequando-os à restante decoração do espaço.

A estação das flores traz também uma nova luz à casa, mas além da iluminação natural convém rever as luzes que realçam determinados recantos ou objetos: trocar as lâmpadas queimadas e, se for preciso, incluir luminárias decorativas nos cantos mais escuros ou velas de cor. Especial atenção para a cozinha que deve estar sempre bem iluminada.


Remodelar e partilhar

Agora que a sua casa está renovada, é tempo de receber visitas e partilhar o novo espaço. Que tal um almoço de família ou um jantar entre amigos sob o mote da primavera? Para um cenário primaveril, basta utilizar alguns arranjos com flores e fruta da época em taças, jarras e louças, e abusar da criatividade.

E agora que o tempo começa a ficar mais convidativo convém não esquecer as áreas externas – seja a varanda ou o jardim – e prepará-las para as tardes e as noites bem passadas ao ar livre: com novos bancos, cadeiras e almofadas coloridas, ou com o plantio de flores e verduras, que dão vida e boa energia a estes espaços e, claro, a quem nela habita.












Hall de entrada

Esta primavera use a entrada da sua casa para dar as boas-vindas


Pormenores que dão um ar primaveril à casa

Floreiras, espelhos em forma de trevo e cabides em forma de árvore


Sala de estar

Sofá, mesa de centro e módulos de prateleiras


Sala de jantar

Foque-se numa sala organizada e funcional


Quarto

Com tons leves e detalhes de primavera