revista b / mundo barclaycard

Mundo Barclaycard

Yes2Chess.
O seu filho já está inscrito?

Porque é que as crianças em idade escolar devem aprender a jogar xadrez?

Porque é um jogo que desenvolve a memória, a concentração e o raciocínio lógico, ajudando na aprendizagem. Além disso, é um jogo que obriga a uma certa disciplina e paciência o que, como todos os confrontos a dois, acaba por estimular o respeito pelo adversário, ensinando as crianças a aceitarem os revezes com a mesma naturalidade que o sucesso.

Foi este conjunto de vantagens que levou a organização britânica Chess in Schools and Communities (CSC), com o apoio do Barclaycard, a desenvolver o projeto Yes2Chess.

O que é o Yes2Chess?

O Yes2Chess vive num website direcionado para escolas onde as crianças dos 7 aos 11 anos, vão poder jogar partidas de xadrez amigáveis com crianças de outros países. No site vão também poder participar num Torneio Internacional de Xadrez, que decorrerá no presente ano letivo e que terá a participação de equipas de escolas do Reino Unido, Alemanha, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Dinamarca e Estados Unidos.

Até julho todas as escolas inscritas vão estar em competição pelo grande prémio: uma viagem a Londres, com todas as despesas incluídas, para jogar a Grande Final!

Yes2Chess – O torneio e muito mais

Numa primeira fase, a competição decorrerá entre equipas de escolas ao nível nacional.

Na fase seguinte a competição passará para um nível internacional, numa final que terá lugar em Londres, a ser disputada pela melhor equipa apurada na primeira fase em cada país.

As equipas são constituídas por cinco elementos de idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos e os jovens podem participar independentemente do seu grau de conhecimento de xadrez. As inscrições terminam a 28 de março!

Durante a competição o site www.yes2chess.org proporcionará também aulas de xadrez gratuitas, algumas das quais interativas, de forma a promover e melhorar as competências das crianças. Todos os participantes terão livre acesso à área privada da Playchess.com. O acesso manter-se-á ativo mesmo que a equipa a que criança pertença seja eliminada, para que continue a desfrutar das aulas de xadrez e continuar a jogar partidas amigáveis.

Como é que o meu filho pode participar?

Para participarem no Yes2Chess as crianças têm de ser inscritas pela escola que frequentam por um professor ou outro representante. Para mais informações consulte www.yes2chess.org.





Vantagens de aprender xadrez

1 Estimula o raciocínio lógico.

2 Melhora a concentração.

3 Desenvolve a tomada de decisões.

4 Reforça a memória.

5 Ensina a planear e a ser paciente.

6 Estimula a autoconfiança.

7 Ensina a respeitar o adversário.

Se gostaria que o seu filho participasse nesta iniciativa e a sua escola ainda não está inscrita, por favor divulgue a iniciativa junto da mesma.